O Governo Federal confirmou nesta quarta (02) a retomada do atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem agendamento prévio. A medida suspende a norma restritiva imposta em 2020 para conter aglomerações devido à pandemia de covid-19. A data de início do novo modelo de atendimento ainda será divulgada.
Segundo a portaria, deverão ser retomadas as atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários; bem como os atendimentos por decisão judicial e a emissão de senha para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado nas unidades participantes do Projeto do Novo Modelo de Atendimento.
Também será contemplado o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem das agências, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação. Toda a retomada será feita de forma gradual, priorizando o atendimento de idosos maiores de 80 anos de idade.
Já para os casos classificados como de “Atendimento Simplificado”, de baixa complexidade, e “Atendimento Específico”, de alta complexidade, deverá ser feito o agendamento do serviço, por meio da Central 135 ou na própria agência.
Neste ensejo, o INSS reforça ainda que as agências poderão, mediante agendamento prévio, emitir extratos de empréstimo consignado; pagamento de benefício/histórico de crédito (HISCRE) que comprova a renda do seu benefício; extrato de Imposto de Renda (IR); extrato Previdenciário; Carta de Concessão do Benefício; e declaração de beneficiário.
Com informações da Redação