Fifa oficializa punição e seleção da Rússia está banida da Copa do Mundo de 2022

0

A Fifa confirmou, na tarde desta segunda-feira, 28, a suspensão da seleção da Rússia de competições internacionais de futebol. Com a decisão, tomada em conjunto com Confederação Europeia de Futebol (Uefa), a Rússia está proibida de disputar as Eliminatórias e, assim, ficará de fora da Copa do Mundo do Catar, em dezembro de 2022.

A medida é válida ainda para todas as outras seleções russas, inclusive femininas e de categorias de base, bem como aos clubes locais, que não poderão disputar partidas de competições como Copa dos Campeões e Liga Europa.

No caso da seleção feminina, a punição terá como consequência a ausência da equipe na próxima Eurocopa feminina, que será disputada em julho, na Inglaterra.

“Na sequência das decisões iniciais adotadas pelo Conselho da Fifa e pelo Comité Executivo da Uefa, que previa a adoção de medidas adicionais, a Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em competições da Fifa e da Uefa até novo aviso”; anunciou a entidade, em comunicado.

Na ocasião, a Uefa também anunciou a rescisão do contrato de patrocínio com a Gazprom, empresa estatal russa do ramo de energia e gás natural. “O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Esperamos que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos”, diz a nota emitida pelas duas instituições.

Com informações da Redação