O governador Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (22), em transmissão ao vivo nas redes sociais, um conjunto de investimentos para a área da segurança pública. O pacote inclui reforço de equipamentos (armas, munições, coletes, etc), motos e viaturas para o combate ao crime; reforma e ampliação de quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de todo o estado; construção de 11 novas delegacias de polícia em vários municípios e equipamentos para a Perícia Forense do Estado do Ceará. O investimento total é de cerca de R$ 160 milhões.
O anúncio foi realizado após reunião com o comando da Segurança Pública do Estado. Durante a transmissão, o governador destacou que, com esses investimentos, o Governo do Estado segue na busca para melhorar as condições de trabalho e a preparação dos profissionais de segurança pública do Ceará para atender à população.
“Anunciamos aqui um volume considerável de investimentos para todos os equipamentos da segurança pública do estado do Ceará. Nosso foco central continua sendo no combate à pandemia, mas também no combate à violência. E para garantir segurança aos cearenses. Por isso, o Estado não mede esforços ao investir também em novos concursos, na valorização dos nossos profissionais, em novos equipamentos, em inteligência, na modernização e na tecnologia”, afirmou Camilo Santana.
Delegacias e batalhões
As 11 novas delegacias serão construídas nos municípios de Camocim, Barbalha, Paracuru, Itaitinga, Acaraú, Quixadá, Fortaleza (próxima ao aeroporto antigo), Cascavel, Horizonte, Juazeiro do Norte e Crateús. Além delas, dezenas de outras delegacias ainda serão reformadas, assim como os quartéis e batalhões da PM e Bombeiros em todo o estado.
Concurso
Durante a transmissão, o governador citou que o edital para o concurso dos profissionais de segurança deverá ser lançado no mês de março. Outra novidade é de que o concurso contará também com vagas destinadas a profissionais da área da saúde (psicólogos e psiquiatras). “No concurso da Polícia Militar nós vamos colocar também profissionais da área da saúde para dar apoio psicológico aos nossos profissionais da segurança. Já fizemos a contratação temporária desse serviço, mas vamos incluí-lo agora como permanente”, disse Camilo Santana.
No total, os concursos públicos para a área da Segurança Pública do Ceará contam com um total de 3.128 vagas, sendo 2.200 para Polícia Militar, 500 para a Polícia Civil e 170 para a Perícia Forense (Pefoce); além do chamamento dos 258 aprovados nos últimos concursos do Corpo de Bombeiros.
Reunião
Participaram da reunião o secretário da Segurança Pública (SSPDS), Sandro Caron; os comandantes da Polícia Militar, coronel Márcio Oliveira, e do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Roque; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Rattacaso; o perito-geral da Pefoce, Ricardo Antônio Macêdo Lima; e o secretário-executivo de planejamento e gestão interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales.
Fonte: Governo do Ceará