Recursos do FGTS podem ser liberados para saque até o fim do ano, diz Paulo Guedes

0

O contribuinte poderá, mais uma vez, contar com a liberação de parte do saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), segundo adiantou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira (22). A iniciativa tem o objetivo de dinamizar a economia durante o processo de recuperação da crise gerada pelo novo coronavírus.

Além dessa medida, o governo federal deverá lançar um programa de universalização do acesso ao crédito, e redução de 25% do Imposto sobre Produtos Importados (IPI).

“”Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados. São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Ainda como consequência da forte subida da arrecadação, pretendemos reduzir esse IPI e começar o movimento de reindustrialização brasileira”, disse Guedes durante evento do BTG Pactual.

Na ocasião, o titular da Pasta defendeu ainda que medidas já aprovadas pela Câmara dos Deputados, como a reforma do Imposto de Renda (parada no Senado), e a proposta que criava três novos programas, com regras trabalhistas mais flexíveis, para tentar estimular a contratação de jovens, sejam retomadas. Este último programa, porém, foi rejeitado pelos senadores no ano passado.

Com informações da Redação