O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (22) um pacote de sanções contra a Rússia, após o decreto de Vladimir Putin que reconheceu a independência de duas regiões no leste da Ucrânia. Bancos estatais russos e outras instituições financeiras sofrerão cortes de investimentos e financiamentos ocidentais.
“Vou começar a impor sanções em resposta, muito além das medidas que foram implementadas em 2014. E se a Rússia for mais longe com essa invasão, estamos preparados para ir além com as sanções”, discursou o mandatário.
Segundo o chefe do Executivo americano, a partir desta quarta, 23, também serão impostas sanções financeiras contra a elite russa e seus familiares. Ele, por sua vez, reforçou ainda que o governo de Putin está preparando uma invasão território ucraniano que vai além das regiões separatistas de Luhansk e Donetsk.
Apesar de criticar a ação do Kremlin no tocante às províncias separatistas, Biden ressaltou que os Estados Unidos não têm intenção de lutar contra a Rússia, mas prometeu defender os territórios das nações que integram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“Autorizei movimentos adicionais de forças e equipamentos dos EUA, já mobilizados na Europa, para fortalecer nossos aliados Estônia, Letônia e Lituânia”, disse.
Neste ensejo, o gestor também assegurou que fará de tudo para que o conflito no leste europeu não interfira na economia americana, em especial no preços dos combustíveis do país.
Com informações da Redação