O período do carnaval em 2022 deve registrar cerca de 24 mil passageiros embarcando entre 25 de fevereiro e 2 de março. O levantamento foi divulgado nesta segunda, 21, pela Coordenadoria de Transporte da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). O índice representa uma queda de 51% no movimento no comparativo ao ano de 2019 – ou seja, antes da pandemia do novo coronavírus -, quando mais de 45 mil cearenses viajaram rumo a destinos tradicionais, como Aracati, Camocim e Recife.
No começo deste mês, o governo anunciou que o Ceará não terá ponto facultativo durante o feriado de Carnaval deste ano. A decisão foi tomada em reunião do comitê que delibera sobre os decretos relativos à pandemia, que definiu medidas para evitar as aglomerações nesse período, entre as quais estão inclusas o funcionamento normal de algumas atividades econômicas, como as indústrias e o comércio.
Ainda segundo a Coordenadoria de Transporte da ARCE, a estimativa representa um aumento de apenas 10% em relação ao fluxo normal registrado na semana anterior. De acordo com a entidade, o dia com maior fluxo de passageiros neste ocorrerá na sexta-feira (25). Na oportunidade, mais de 4,2 mil usuários do transporte rodoviário devem passar pelo Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, em Fortaleza.
Para atender à quantidade de embarques, as empresas de transporte disponibilizarão 52 viagens extras, número que pode aumentar conforme a demanda. Estima-se que até o término do período, somadas as viagens normais e extras, 986 viagens sejam realizadas durante os seis dias, o que representa um aumento de 6% nas viagens normais.
Com informações da Redação