Aposentados e pensionistas do INSS não devem ter 13º salário antecipado neste ano

0
Novo salário mínimo regional passa a valer já em 1º de janeiro. Foto: Gilson Abreu/AEN

O governo federal não deve antecipar o pagamento do 13º salário para os mais de 36 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 2022, como ocorreu nos últimos dois anos. Cabe lembrar que, em 2020 e 2021, o abono foi antecipado por conta pandemia.

Segundo fontes ligadas ao Palácio do Planalto, a antecipação para este ano depende do aval de Bolsonaro, mas o chefe do Executivo tem afirmado que não há recursos no Orçamento disponíveis para fazer o pagamento.

Os aposentados e os pensionistas do INSS deverão ter o pagamento no calendário normal, com a primeira parcela do 13º salário paga de 25 de agosto a 8 de setembro, e a segunda parte, de 24 de novembro a 7 de dezembro.

A primeira parcela correspondente a 50% do benefício a partir de agosto, e a segunda parcela, com o desconto de Imposto de Renda, se for o caso, em novembro.

Recebem o abono os beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e outros auxílios administrados pelo INSS – com exceção do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e da Renda Mensal Vitalícia.

Com informações da Redação