Relatório aponta risco de deslizamento de falésias em praias do litoral leste do Ceará

0

Um relatório elaborado por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) aponta risco de deslizamento em pelo menos quatro áreas de falésias entre as praias de Beberibe, Morro Branco, Canoa Quebrada e Icapuí, todas situadas no litoral leste do Ceará.

“A ocupação da borda do tabuleiro, nas proximidades da falésia, além de aumentar a instabilidade da área, gera uma zona de risco duplo para os moradores da área e também para os turistas que transitam pela praia. Desta forma, as falésias do Ceará, sobretudo Beberibe, Morro Branco, Canoa Quebrada e Icapuí, seguem um contexto semelhante às do Rio Grande do Norte, apresentando possibilidade de deslizamento”; alerta o professor do curso de geografia da UFC e um dos coordenadores do Projeto Falésias, Robson Pinheiro.

Para o pesquisador, a elaboração de políticas públicas de segurança para os turistas nas praias cearenses é indispensável. Ele orienta que, entre outras medidas, sejam colocadas placas informativas alertando sobre os riscos.

“Os bugueiros transitam com os turistas na margem da falésia desconsiderando completamente os riscos de colapso de blocos. Não existe nenhuma placa, folder informativo, ou qualquer outra indicação que oriente o turista para sua segurança. É urgente a necessidade de um mapeamento e classificação de riscos associados a essas áreas para, então, definir políticas públicas que regulamentem uma política de segurança para os turistas”, afirma Pinheiro.

“De imediato, é preciso estabelecer restrições e disseminar a cultura do risco entre os turistas. Como medida emergencial, solicitamos à Defesa Civil a implantação de placas nos lugares mais críticos e designação de guardas municipais para orientar os turistas”, completa o professor.

Com informações da Redação