Atenção Primária de Crateús reforça quadro de profissionais neste início de ano

0

Porta de entrada para qualquer tipo de procedimento na rede pública, a Atenção Primária à Saúde (APS) de Crateús registrou, no mês de janeiro, uma elevação na quantidade de serviços e atendimentos disponibilizados. A informação foi confirmada pela coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Rodrigues.

Cabe destacar que, por meio das unidades básicas de saúde (UBSs), pelo menos 80% das demandas podem ser resolvidas sem que o paciente tenha que ir até uma emergência hospitalar. Atualmente, o município possui 22 equipes de Saúde da Família, que, por sua vez, totalizam a cobertura de quase 100% em todo o território crateuense.

Segundo a gerente do setor, nas últimas semanas a SMS promoveu a contratação de 30 agentes comunitários de Saúde – em sua maioria, profissionais com experiência na área, que passam a ter previsão de despesa orçamentária pelo Ministério da Saúde com transferência do incentivo financeiro federal.

“O aumento gradual de cobertura de equipes na Atenção Primária, somado a equipes completa, oportuniza  à população uma ampla gama de serviços ofertados, como realização de exames, visitas domiciliares, atendimentos odontológicos, dentre outros”, explica.

Neste ensejo, Adriana Rodrigues reforça que os sistemas universais de saúde precisam, necessariamente, estar baseados na Atenção Primária. “Isso possibilita uma abordagem integral à saúde das pessoas, uma maior resolutividades dos agravos de saúde e o encaminhamento criterioso a outros pontos de atenção quando houver indicação”, conclui.

Com informações do repórter Antônio Fontenele