O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta, 21, a inclusão da CoronaVac no esquema para a vacinação de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos contra a covid-19. O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, afirmou que há 6 milhões de doses em estoque para serem distribuídas entre os estados.
De acordo com o gestor, estados e municípios que tiverem vacinas já estão autorizados a aplicar. A estimativa é de que haja cerca de 3 milhões já distribuídas. As administrações locais devem informar ao Ministério da Saúde quantas doses eles têm para que a distribuição seja a “mais justa e mais equânime para todos os estados”.
Segundo a pasta, os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sergipe, Pernambuco, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Tocantins, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina têm menos de 40 mil doses ou nenhuma dose da CoronaVac.
Neste ensejo, o Instituto Butantan frisou que o Ministério da Saúde manifestou interesse em adquirir 7 milhões de vacinas.
A aplicação da CoronaVac, em regime emergencial, em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com exceção das com imunossupressão – ou seja, com baixa imunidade -, foi aprovada na quinta, 20, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Butantan buscou a liberação para crianças mais novas, mas a agência entendeu que faltavam estudos para autorizar a aplicação de 3 a 5 anos.
Com informações da Redação