Camilo Santana recomenda adiamento do início das aulas e reduz capacidade de público nos estádios

0

Em razão do aumento dos casos de gripe e Covid-19 nas últimas semanas, o governador do Ceará Camilo Santana (PT) recomendou que as escolas cujas aulas estavam programadas para iniciar na próxima segunda-feira (17) adiem o início das atividades em 15 dias. A medida é voltada para as séries que contemplam alunos de até 11 anos de idade, ainda não vacinados contra o novo coronavírus.

Outras medidas anunciadas pelo gestor nesta sexta, 14, referem-se à diminuição do público máximo permitido nos estádios de futebol, que poderão acolher até 30% da capacidade máxima nos próximos 20 dias; bem como a obrigatoriedade da máscara padrão N95 ou similar para trabalhadores de farmácias, supermercados e escolas.

De acordo com o chefe do Executivo cearense, o novo prazo estabelecido para o início das aulas é importante para assegurar a aplicação da primeira dose de imunização nas crianças e viabilizar nova avaliação do cenário epidemiológico. “Continuamos com aumento muito forte da Covid-19. A variante ômicron possui uma elevada velocidade de disseminação do vírus. Portanto, precisamos manter todos os cuidados necessários para diminuir essa transmissão”, justificou Camilo Santana.

Na oportunidade, o secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, também frisou que a taxa de exames positivos para a presença do novo coronavírus tem crescido progressivamente. “A quantidade de atendimento nas unidades básicas na capital e no interior tem aumentado bastante. Atualmente, as UPAS tem registrado quase mil atendimentos diários. Em Fortaleza, a positividade chegou a quase 45%, o que reflete a alta transmissibilidade dessa nova variante, a ômicron”, destacou Gadelha.

Por sua vez, Camilo Santana apontou ainda que as ações de combate à pandemia, além da expansão do atendimento médico também estão voltadas à detecção dos casos. “Nós dobramos os pontos de coleta de testagem no Ceará e estamos distribuindo testes para os municípios cearenses. Na próxima semana, vamos anunciar apoio financeiro a todos os municípios para enfrentar essa nova onda da pandemia. Estamos todos os dias ampliando leitos, principalmente de UTI, e preparando toda a rede para atender os casos mais graves no Ceará”, completou o gestor.

Com informações da Redação