Ministério da Saúde reduz para cinco dias o período de isolamento mínimo para casos positivos de Covid-19

0

O Ministério da Saúde reduziu, nesta segunda-feira (10), o período de isolamento das pessoas que são diagnosticadas com a Covid-19. De acordo com a nova orientação da pasta, quem contrair a doença, estiver assintomático e tiver diagnóstico negativo para a enfermidade após cinco dias da infecção pode ser liberado da quarentena.

As pessoas que estiverem sem sintomas após os cinco dias, mas que continuarem testando positivo para o novo coronavírus terão de permanecer isoladas até 10 dias depois da infecção para serem liberadas.

Ainda segundo o ministério, a pessoa que contraiu a doença e não conseguir fazer o teste após cinco dias do diagnóstico positivo poderá sair do isolamento a partir sétimo dia depois da infecção, desde que não apresente nenhum tipo de sintoma característico da doença.

A sugestão da Pasta acompanha a atualização do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, que reduziu de dez dias para cinco dias o tempo recomendado de isolamento para assintomáticos, desde que prossigam com o uso de máscara e testem negativo para a doença. No caso dos sintomáticos, a recomendação é reduzir a quarentena de catorze para sete dias.

Com informações da Redação