O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (5) que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no Plano Nacional de Operacionalização deve começar em janeiro deste ano com intervalo de dois meses (oito semanas) entre a primeira e a segunda dose.
De acordo com a pasta, cerca de 3,7 milhões de crianças devem ser vacinadas já nos próximos dias. O primeiro lote de vacinas está previsto para chegar ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), em 13 de janeiro, e no dia seguinte já poderá ser repassado aos estados e municípios.
Ainda conforme a Pasta, a campanha será realizada por faixa etária decrescente — isto é, das mais velhas para as mais novas —, com prioridade para aquelas que tenham comorbidades ou deficiências permanentes.
Neste ensejo, o Ministério da Saúde também orienta que pais e responsáveis procurem a orientação de um médico antes da vacinação, que não será obrigatória. “É imprescindível que pais, mães e responsáveis consultem um médico antes de imunizar seus filhos”, disse a secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo, durante coletiva.
Com informações da Redação