O Governo do Estado do Ceará anunciou nesta terça-feira (04) que foi aprovada a vacinação contra Covid-19 sem prescrição médica em todas as crianças com idades entre 5 e 11 anos do estado. A decisão foi tomada pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite do Ceará), entidade formada pelos gestores de saúde cearenses.
A vacina da Pfizer foi o imunizante escolhido para faixa etária e será ministrado em doses com um terço da concentração das doses distribuídas a adultos e adolescentes.
A aplicação será feita somente em crianças acompanhadas dos responsáveis e com documento de identificação oficial. “O início da vacinação neste grupo ocorrerá tão logo o Ministério da Saúde (MS) envie os imunobiológicos”, afirma nota oficial da CIB.
De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, o aumento dos casos de covid causado pela variante ômicron, o surto de influenza e a aproximação da volta às aulas foram alguns dos fatores que pesaram na decisão. “As crianças podem ser vetores de infecção para outros grupos”, pontua o gestor.
Com informações da Redação