A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todos os celulares homologados no Brasil deverão ter a função de rádio FM ativada, desde que o aparelho tenha a capacidade de receber o sinal. A regra já está sendo aplicada desde o último dia 29 de novembro, e vale para todos os dispositivos do tipo que passem por certificações no órgão.
Cabe destacar que o recurso de rádio FM é bastante comum em grande parte dos modelos vendidos no país, especialmente naqueles que fazem parte de categorias mais acessíveis. Porém, algumas companhias retiram o aplicativo correspondente em celulares mais caros — com isso, o consumo de conteúdos do tipo fica restrito a aplicativos de terceiros, que exigem uma conexão com a internet.
De acordo com a Anatel, o objetivo principal da decisão é garantir o acesso à informação até mesmo nas regiões mais remotas do país — afinal, o rádio ainda é um dos meios de comunicação com maior alcance disponível e chega em localidades que não possuem conexão com a internet móvel.
Com informações da Redação