Gestores dos municípios que integram o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Crateús participaram nesta quarta, 08, de uma reunião de planejamento de ações para o ano de 2022. O encontro, realizado na sede da Associação Comercial e Industrial de Crateús (ACIC), contou com a presença de oito chefes do Executivo.
Cabe destacar que o Consórcio Público de Saúde configura-se como uma autarquia com autonomia administrativa para gestão de 19 policlínicas e 22 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que estão localizados nos municípios cearenses. Neste ensejo, o Consórcio da região dos Sertões de Crateús é responsável pelo controle da Policlínica Dr. Raimundo Rezende, unidade que abrange demandas na área de saúde de 11 municípios.
De acordo com o prefeito de Ipaporanga, Amaro Pereira – que exerce atualmente o cargo de presidente da entidade -, uma das principais metas do órgão consiste em estabelecer estratégias que viabilizem a prestação de atendimentos especializado de saúde à população.
“Diante de todas as dificuldades que enfrentamos em virtude da pandemia de Covid-19, conseguimos oportunizar uma ampliação dos serviços, à medida que avançamos na realização de exames de imagens. São conquistas que celebramos”, pontuou.
Na ocasião, o chefe do Executivo crateuense, Marcelo Machado, reiterou a importância das discussões em prol do fortalecimento da saúde pública local. O gestor, por sua vez, enfatizou o plano de zerar as filas de espera para as cirurgias eletivas em Crateús, através do Programa Mais Opera.
Com informações do repórter Antônio Fontenele