Variante Ômicron representa risco global “muito alto”, diz OMS

0

A variante ômicron do coronavírus representa um risco muito elevado para o planeta, alertou nesta segunda-feira (29) a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na ocasião, a entidade global afirmou ainda que há muitas dúvidas sobre a variante, especialmente sobre a potencialidade em pessoas com vacinação completa.

“Até o momento não se registrou nenhuma morte associada à variante ômicron”, afirmou a OMS em um documento técnico, que também apresenta conselhos às autoridades para tentar frear seu avanço.

Na última semana, diversos países suspenderam voos oriundos de nações africanos como forma de reduzir a disseminação da variante, que já foi confirmada em todos os continentes.

“A partir das mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada”, enfatiza a organização.

Cabe ressaltar que a OMS aumentou a lista de países nos quais a variante foi detectada após os primeiros casos no sul da África, em novembro.

Com informações da Redação