Gerente da Ematerce em Crateús destaca previsão de chuvas acima da média no primeiro trimestre de 2022

0

O cenário de ocorrência de chuva acima da média histórica para os próximos meses de dezembro, janeiro e fevereiro é o mais provável para todo o Ceará. A informação doi confirmada nesta segunda, 29, pelo gerente regional da Ematerce em Crateús, Edvaldo Costa.

Segundo Costa, o encontro que definiu a previsão climática para o Ceará no trimestre de dezembro a fevereiro foi rellizado nas últimas semanas em Fortaleza e contou com a presença de representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“Há boas expectativas para próxima quadra chuvosa. Esperamos a concretização dessas previsões, pois as plantações e roçados dependem essencialmente de chuvas contínuas”, pontua.

O planejamento da Ematerce, conforme anunciado pelo gestor, também prevê em breve o início das atividades de distribuição de sementes junto aos agricultores crateuenses. Vale ressaltar que o escritório local da instituição adquiriu, em parceria com a Gestão Municipal, um amplo espaço no qual serão armazenados os grãos.

“A partir da ocorrência frequente de chuvas, nosso intuito é dar um suporte aos produtores através do novo galpão”, destaca o gerente.

Já no tocante à liberação do Garantia Safra aos agrucultores familiares locais, Edvaldo Costa ressalta que a expectativa é de anunciar, até o próximo dia 10, a data de pagamento do benefício. Após a conclusão do processo de análise dos laudos, foi constatado que Crateús apresentou 55 % da perda de safra.

Nesta semana, por sua vez, também foram retomados os serviço de renovação do Documeto de Aptidão ao Pronaf na sede da Ematerce. Conforme o representante do órgão, são realizados cerca de 40 a 50 atendimentos por dia.

Com informações do repórter Antônio Fontenele