Leilão da tecnologia 5G ocorre nesta quinta, 04; licitação é orçada em R$ 49,7 bilhões

0

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realiza nesta quinta-feira (4) o leilão do 5G, o novo padrão de conectividade móvel que permitirá uma conexão de internet de alta velocidade no país.

O processo acontecerá no auditório da Anatel, em Brasília, e pode se estender até a sexta-feira (5), a depender do ritmo com que sejam analisadas as propostas entregues por todas as 15 empresas que se habilitaram para as diferentes faixas de frequência oferecidas.

A solenidade de abertura do evento, prevista para as 10 horas desta quinta, terá a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do presidente da Anatel, Leonardo de Morais. Também está prevista a participação do presidente Jair Bolsonaro, de acordo com a Anatel.

O leilão prevê a venda das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, em blocos nacionais e regionais.

No total, 15 empresas se habilitaram e apresentaram propostas para participar da disputa, número comemorado pelo governo e pela agência das telecomunicações não só pela ampla concorrência, como também pela vasta participação de novas interessadas no mercado de telefonia móvel brasileiro.

Cabe destacar, neste ensejo, que apenas cinco empresas já atuam nesta área no Brasil: Vivo, Claro, Tim, Algar Telecom e Sercomtel.

A expectativa é que o leilão arrecade cerca de R$ 49,7 bilhões.

Com informações da Redação