O governador Camilo Santana (PT) afirmou, na tarde desta terça-feira (26), em suas redes sociais, que telefonou para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a fim de resolver o problema da ausência de doses da vacina AstraZeneca no estado. Segundo o governador, o ministro “garantiu empenho na solução”.
Cabe destacar que alguns usuários vêm questionando o chefe do Executivo cearense e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), sobre a ausência de doses da AstraZeneca nas unidades de saúde.
Neste ensejo, há relatos de cearenses que já tiveram o prazo máximo para receber a segunda dose, descrito no cartão de vacinação, vencido. Enquanto isso, não há previsão para aplicação dos imunizantes junto a este público.
“Informo aos cearenses que conversei por telefone há pouco com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e com o ministro substituto, Rodrigo Cruz, sobre o envio de mais vacinas AstraZeneca para o Ceará, de forma a garantir a segunda dose dos cearenses. Nossa Secretaria da Saúde já havia enviado ofício ao Ministério ontem e reforcei a urgência dessa solicitação. O ministro garantiu empenho na solução”, escreveu o governador.
Conforme o Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o último lote de vacinas produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou ao Ceará em 13 de outubro deste ano. Na oportunidade, foram recebidas apenas 3 mil doses.
Camilo Santana não informou se houve algum prazo para entrega das doses por parte do Ministério da Saúde.
Com informações da Redação