Menos de 24 horas depois de entrar em erupção, o vulcão Cumbre Vieja deixou um rio de lava que já afeta casas na ilha de La Palma . Segundo o prefeito de El Paso, Javier Rodríguez Hernandez, a região já está completamente evacuada e não há informações sobre vítimas. Entretanto, informações divulgadas nesta segunda (20) por veículos de imprensa locais indicam que a lava já teria afetado até uma centena de habitações.
Situado na comunidade autônoma espanhola das Canárias, o vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção às 11h12 no horário de Brasília (15h12, no horário local) deste domingo, 19, na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana de registro de milhares de atividades sísmicas na região. O complexo vulcânico de Cumbre Vieja não entrava em erupção desde 1971.
Na última sexta, 17, a Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) publicou uma nota técnica sobre o risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão. No documento, a instituição afirmou que, apesar de existir um risco e de ele ser estudado desde 1999, a probabilidade de o fenômeno ocorrer é muito baixa.
As autoridades espanholas planejam retirar das zonas de La Palma mais expostas à erupção do vulcão entre 5 mil e 10 mil pessoas. Durante a madrugada de hoje, forças de segurança locais não pararam de trabalhar na evacuação dos moradores. No total, a Guarda Civil mobilizou mais de 120 agentes, de diferentes unidades, para ajudar no esquema de retirada.
“Um fluxo de lava com uma altura média de seis metros corrói literalmente casas, infraestruturas, colheitas que encontra no caminho” explicou o representante do Conselho Municipal de La Palma, Mariano Hernández Zapata. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, viaja hoje para La Palma.
Com informações da Redação