Secretaria da Saúde de Crateús alerta para novo aumento de casos de síndrome respiratória decorrentes da covid-19

0

A demanda de pacientes com sintomas respiratórios aumentou em Crateús nos últimos dias. A informação foi divulgada pela coordenadora do Setor de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Mara Melo, em pronunciamento para atualizar os dados sobre a pandemia de Covid-19 no município.

Conforme a gestora, houve um considerável aumento em casos de Covid-19 que tiveram necessidade de internação, o que representa um estágio de alerta epidemiológico. “Atualmente, estamos vivenciando uma situação de alerta em relação aos casos de Covid-19. Nos últimos 07 dias, Crateús apresentou um significativo aumento no percentual de positividade, o qual passou de 12 para 23%. Desta forma, optamos por declarar estágio de atenção”, disse Mara.

“São dados que acompanhamos diariamente e que nos preocupam. Mesmo com a vacinação, as medidas de prevenção devem ser mantidas, para que o sistema de saúde tenha condições de atender quem precisar de assistência médica e também voltar à normalidade dos serviços, como retomar cirurgias e procedimentos eletivos. Não podemos baixar a guarda, pois o vírus segue circulando. Entendemos que a população está cansada, mas ainda precisamos de mais um pouco de paciência e esforço de cada um”, acrescenta a coordenadora.

De acordo com levantamento da Secretaria de Saúde do Estado, recentemente foram registrados casos de transmissão comunitária da variante Delta em municípios que integram a Coordenadoria Regional de Saúde da região dos Sertões de Crateús. Neste ensejo, a titular do setor de Epidemiologia ressalta a importância da continuidade das medidas de profilaxia adotadas pela população, ao passo que enfatiza a necessidade de informar às autoridades em caso de positividade ou mesmo de contato com a cepa indiana do novo coronavírus.

“Salientamos aos crateuenses que hábitos como o uso do álcool em gel, lavagem das mãos com água e sabão e respeito ao distanciamento social devem ser mantidos. Diariamente, também disponibilizamos à população atendimentos no centro Covid da Cidade 2000”, conclui Mara.

Com informações do repórter Antônio Fontenele