Após assinatura do termo de adesão ao PAA Leite, prefeitura de Crateús retoma distribuição do produto para escolas e entidades sociais do município

0

Como importante política pública e estratégia sustentável de combate à insegurança alimentar junto às famílias em situação de vulnerabilidade social, a Gestão Municipal de Crateús retomou no último dia 13 a distribuição gratuita de leite pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite). De acordo com a titular da Secretaria de Assistência Social, Anaysa Figueiredo, a entrega do produto é realizada em dois dias na semana (segundas e quintas), beneficiando escolas da Rede Pública do município, além de equipamentos sociais – como o Centros de Referência e a Cozinha Comunitária – e entidades filantrópicas cadastradas junto à Pasta.

Segundo Anaysa, estima-se que, até o final desta semana, alunos de 18 unidades escolares – incluindo Sede e Zona Rural – e usuários dos equipamentos sociais tenham sido contemplados com a entrega de aproximadamente 1.450 litros de leite.

“Além de melhorar a qualidade nutricional de crianças, jovens e idosos (grupos que constituem o público-alvo da iniciativa), o PPA Leite tem se mostrado um benefício ainda mais importante na redução da insegurança alimentar, em meio à pandemia da Covid-19”, ressalta a secretária.

Vale salientar que as aquisições e entregas do leite do PAA Leite estavam suspensas temporariamente, haja vista que o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, não havia renovado o convênio nº 011/2013, que encerrava a vigência no dia 30 de junho.

Entretanto, no dia 1º de julho, o governador Camilo Santana assinou o aditivo que dá continuidade ao convênio do PAA Leite e o serviço foi normalizado até outubro deste ano.

O PAA Leite é uma parceria entre o Governo do Ceará e o Ministério da Cidadania, executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SDA) em parceria com os municípios. A iniciativa é caracterizada pela compra de leite bovino de agricultores familiares, visando a doação do produto ao público em situação de vulnerabilidade social, através de escolas e equipamentos sociais.

Com informações do repórter Antônio Fontenele