20 anos dos atentados de 11 de Setembro: presidente dos EUA, Joe Biden, participa de cerimônias nos três locais dos ataques

0
O Presidente dos EUA, Joe Biden, participa neste sábado dos principais eventos que assinalam o vigésimo aniversário do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001.

Ao lado da primeira-dama, Jill Biden, o chefe do executivo norte-americano viajará para os três locais dos atentados – o World Trade Centre, em Nova Iorque; o Pentágono, nos arredores de Washington; e o Memorial Nacional ao Voo 93, em Shanksville, Pensilvânia – para lembrar os trágicos eventos de 2001.

Em 11 de setembro de 2001, dois aviões de passageiros colidiram, com alguns minutos de intervalo (08:46 e 09:04, horas locais), contra as torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, provocando o seu desabamento poucas horas após o impacto; enquanto um terceiro avião conduzido por terroristas chocou-se contra o edifício do Pentágono. Por sua vez, uma quarta aeronave caiu em uma área descampada em Shanksville, após os passageiros e tripulantes terem tentado tomar o controlo do aparelho.

Os ataques executados por membros do grupo terrorista Al-Qaida causaram a morte a cerca de três mil pessoas naquele que é considerado o maior atentado contra o território norte-americano.

No Pentágono, será realizada uma cerimónia privada para homenagear as 184 vítimas dos atentados contra a sede do Departamento de Defesa, com a presença do chefe do Estado Maior, Mark Milley, e do secretário de Defesa, Lloyd Austin.

Já no museu e memorial do 11 de Setembro, localizados no “Marco Zero” do World Trade Center, em Nova Iorque, ocorrerão diversas ações em homenagem à data, como o toque de sinos por igrejas nos exatos momentos em que os ataques terroristas se desenvolveram.

Durante a cerimónia, haverá a leitura de cada um dos 2.977 nomes das vítimas dos ataques e de um anterior atentado terrorista – em 26 de fevereiro de 1993, ao World Trade Centre – onde morreram seis pessoas.

Ao entardecer, serão projetados dois focos de luz no céu – os quais devem atingir quase 6,5 quilómetros acima do solo – para simbolizar as duas torres de 110 andares que caíram no atentado; ao passo que vários arranha-céus e edifícios de Nova Iorque vão ostentar a cor do “memorial blue”, durante a noite, para marcar a data.

Com informações da Redação