O Ministério da Saúde determinou nesta segunda (06) o recolhimento de lotes da vacina CoronaVac que foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os 25 lotes ficarão interditados até que a entidade termine a apuração sobre a situação dos imunizantes.Cabe destacar que a pasta também iniciou o rastreamento de doses que por ventura tenham sido aplicadas. De acordo com o ministério, estes pacientes ficarão em acompanhamento por equipes do Sistema Único de Saúde até a decisão final da Anvisa, para avaliar possíveis eventos adversos.
O conjunto dos lotes totaliza 12,1 milhões de doses, enviadas da farmacêutica Sinovac, da China. Segundo a Anvisa, as vacinas foram envasadas em uma fábrica que não foi inspecionada.
Em nota, o Instituto Butantan ressaltou que a suspensão não deve causar alarmismo. Segundo o comunicado do órgão, foram realizadas mudanças em uma das etapas do processo de formulação da vacina, nas instalações da Sinovac, o que pode gerar modificações no processo de produção.
Com informações da Agência Brasil