O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse em um pronunciamento nesta terça-feira (24) que pretende manter a data de 31 de agosto como limite para retirar todos os cidadãos norte-americanos e aliados do Afeganistão, cumprindo o acordado com o Talibã, que domina o país.
“Continuaremos nossa estreita cooperação para retirar as pessoas da forma mais rápida e eficiente possível. Quanto mais cedo pudermos terminar, melhor”, disse Biden.
Na oportunidade, Biden acrescentou que a conclusão da missão até 31 de agosto, porém, depende da coordenação contínua com o Talibã, que precisa manter sua parte no acordo, o que inclui o acesso contínuo para o aeroporto. O presidente norte-americano, por sua vez, solicitou ao Pentágono e ao Departamento de Estado planos de contingência para ajustar o cronograma caso seja necessário.
Segundo Biden, cerca de 12.700 pessoas foram retiradas por 37 voos militares dos EUA e 8.900 foram evacuadas por voos da coalizão nas últimas 24 horas. No total, desde 14 de agosto, véspera da tomada de Cabul pelo Talibã, 70.700 pessoas já foram retiradas em segurança do Afeganistão.
Com informações da Redação