A Secretaria de Saúde de Crateús iniciou o processo de cadastramento de jovens entre 12 e 17 anos no Sistema de Saúde Digital, que viabiliza o acesso à fila de espera da vacinação contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela titular da Pasta em Crateús, Betinha Machado, em entrevista concedida hoje (23) ao Programa Falando Francamente da Rádio Poty.
Na oportunidade, a secretária enfatizou que, atualmente, estão sendo realizados exclusivamente os cadastramentos do referido público-alvo. Em relação à vacinação, a gestora ressaltou ainda que foram recebidos nesta segunda um total de 570 doses do imunizante Coronavac, que serão disponibilizadas às unidades básicas de saúde da Zona Rural para aplicação em segunda dose a partir de amanhã, 24.
Cabe destacar que a entrevista também contou com a participação das coordenadoras dos setores de epidemiologia, Mara Melo, e de imunização, Ana de Azevedo; além da coordenadora da Atenção Básica no município, Adriana Rodrigues.
No tocante ao caso notificado da variante Delta – divulgado pela Secretaria de Saúde de Crateús na última sexta, 20 – a coordenadora Mara Melo salientou que o paciente não reside no município, ao passo que já recebeu alta hospitalar mediante a evolução clinica constatada pelas equipes médicas.
Por sua vez, em mais um tema abordado durante a entrevista, a gestora do setor de Atenção Básica informou acerca dos novos horários de atendimento na Unidade Básica de Saúde dos bairros Centro/São Vicente – das 07 às 19 horas – que entra em vigor a partir de hoje.
“Estabelecemos um período de experiência para este novo modelo, que contempla a população com doze horas ininterruptas disponíveis para o atendimento. Caso seja aprovado, vamos oficializar este novo horário no mês de setembro. Serão ofertados vários, dentre outros serviços, consultas médicas, atendimentos às gestantes e exames de prevenção, que são demandas geralmente com alta procura”, disse Adriana.
Com informações do repórter Marcelo Chaves.