Segunda Turma do STF rejeita denúncia da PGR contra Ciro Nogueira

0

O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (20) contra a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) que pedia o indiciamento do senador e atual ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).

O voto de Nunes Marques foi o quinto e último da Segunda Turma do STF e desempatou a votação — os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram contra a manifestação da PGR. Já o relator do caso, ministro Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia se manifestaram, ainda em 2018, pelo deferimento da denúncia.

Vale destacar que a acusação teve origem na Operação Lava Jato e acusava Nogueira de obstruir investigações sobre suposta organização criminosa formada por integrantes do PP.

Apresentada pela ex-procuradora-geral Raquel Dodge em junho de 2018, a denúncia também salientava que Ciro Nogueira tinha se aliado ao deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) e ao ex-deputado federal Márcio Henrique Junqueira (PP-RR) para dissuadir uma testemunha a alterar depoimento prestado à Polícia Federal (PF).

Com informações da Redação