Incêndio atinge unidade da Cinemateca Brasileira na Zona Oeste de SP

0

Um incêndio atingiu nesta quinta (29) uma unidade da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O imóvel, de 9,5 mil m², teve o galpão de arquivo comprometido – uma área de cerca de 1 mil m². Ao todo, 70 bombeiros e dezoito viaturas estão no local para controlar as chamas e não há registro de vítimas. O incidente teria começado no teto da Cinemateca, por volta das 18h.

De acordo com agentes do Corpo de Bombeiros, o fogo se iniciou em uma sala de acervo histórico de filmes, no primeiro andar, durante uma manutenção de ar condicionado, conduzida por empresa tercerizada contratada pelo Governo Federal. Em nota, a Secretaria Especial de Cultura menciona ter contratado serviço de manutenção do sistema de climatização no local há um mês.

A unidade da Cinemateca da Vila Leopoldina foi criada em fevereiro de 2009. O imóvel foi cedido pela SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e está localizado em uma área onde se concentram diversas empresas ligadas à produção audiovisual. A partir de 2011 a unidade iniciou um trabalho de acervo de obras.

Com informações da Redação