Entidades sociais de Crateús são contempladas com recursos provenientes do Fundo da Criança e do Adolescente

0

O prefeito de Crateús, Marcelo Machado, participou nesta quinta (29) – junto à secretária de Assistência Social, Anaysa Figueiredo – da cerimônia de entrega simbólica dos recursos provenientes do Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) a três entidades socioasistenciais (Associação Raízes do Nordeste; Associação de Futsal Feminino de Crateús e Associação Caatinga). No total, cada instituição foi contemplada com cerca de R$ 6.900, valor que será aplicado no desenvolvimento de projetos de inclusão para crianças e jovens.

Cabe destacar que os recursos do Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente são oriundos do arrecadamento de impostos coletados de pessoas físicas e jurídicas. De acordo com a secretária Anaysa Figueiredo, é facultado ao contribuinte – no ato de declaração do IR – o repasse de 1 a 3% do valor destinado ao Governo Federal.

“É essencial que os comerciantes e empresários crateuenses, bem como os demais contribuintes físicos, possam contribuir com o repasse desta parcela para o FIA. A utilização destes recursos contribuem diretamente para o fortalecimento dos programas sociais que auxiliam as famílias mais necessitadas.”, afirma Anaysa.

Em novembro, está prevista a realização  – por parte da Gestão Municipal – de uma campanha de conscientização acerca da importância do repasse de parte dos recursos arrecadados em impostos (relativos ao ano de 2021) ao Fundo da Criança e do Adolescente. A expectativa é superar o valor levantado em 2020, que correspondeu a aproximadamente R$ 20 mil.

Na ocasião da cerimônia, o representante da associação de capoeiristas Raízes do Nordeste, Valclecio, destacou que o valor recebido pela entidade será utilizado para a ampliação do projeto desenvolvido junto às crianças do conjunto Luiza de Marilac, no Bairro Altamira. “Nosso intuito é ampliar para 30 o número de crianças, na faixa de 08 a 17 anos, atendidas pela associação”, disse.

Já o diretor da Associação de Futsal Feminino de Crateús, Ramon, enfatizou que os recursos destinados à instituição auxiliam no engajamento de jovens crateuenses com a prática esportiva. “O valor recebido é de grande importância para a continuidade do projeto. Somos a primeira equipe de futsal feminino no município e levamos o nome de Crateús ao competirmos em outras cidades”, conclui.

Conforme a secretaria de Assistência Social, a seleção dos projetos contemplados com os recursos do FIA ocorre por através de análise realizada por uma comissão. As instituições selecionadas devem, por sua vez, prestar contas de todos as ações promovidas.

Com informações do repórter Antonio Fontenele