As aulas na Rede Municipal de Ensino de Crateús, referentes ao segundo semestre letivo, serão retomadas no dia 02 de agosto. A informação foi confirmada nesta quarta (28) pela Secretária de Educação do município, Luiza Aurélia.
De acordo com a titular da Pasta, o retorno das aulas adotará, inicialmente, o sistema remoto de ensino. Porém, o planejamento da Secretaria de Educação de Crateús indica implementação do sistema híbrido de ensino após a vacinação da segunda dose de professores e gestores escolares. Vale destacar que, conforme o último decreto instituído pelo Governo do Estado, as escolas estão aptas a receber 50% de sua capacidade total.
“Incialmente, devemos viabilizar o retorno das turmas de 2º, 3º, 5º e 9º anos, obedecendo todos os protocolos de segurança recomendados pela SEDUC e UNDIME Ceará. Nossa prioridade inicial é oportunizar a vacinação de todos os educadores. A partir do dia 02 de agosto, com a retomada do período letivo, faremos ainda uma pesquisa junto aos pais para identificar a opinião deste grupo quanto ao retorno presencial”, afirma.
Luiza Aurelia destaca ainda a instituição de um comitê local – seguindo as recomendações dos órgãos de Educação no estado – com o objetivo de determinar um conjunto de normas de segurança sanitária e procedimentos socio-pedagógicos a serem implementados nas unidades escolares após o retorno das aulas: “Vamos colocar à disposição de pais e alunos uma equipe de psicólogos e assistentes sociais, haja vista a importância do acompanhamento da realidade vivenciada por estes grupos no dia-a-dia. Faremos ainda uma grande campanha de conscientização sobre a metodologia de prevenção à Covid-19 e sua relevância para nossa sociedade”, disse.
Em relação às obras de ampliação das unidades escolares da Sede e Zona Rural, a secretária ressalta que os trabalhos estão em fase adiantada. No total, 11 escolas são atualmente contempladas com um processo de restruturação física oportunizada pela Administração do prefeito Marcelo Machado. Mais 07 escolas também serão beneficiadas ainda em 2021.
Com informações do repórter Antonio Fontenele