Mais de 6 mil profissionais da segurança atuarão no Ceará durante o feriado

0

Durante os feriados da Semana Santa e Tiradentes, 6.096 profissionais da segurança atuarão até as 6h da próxima terça-feira, 22. As ações são coordenadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS) e acontecem em todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Ceará.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) contará com todas as unidades da corporação, com cerca de 5.407 servidores atuando, diariamente, por meio do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) e outras unidades especializadas da corporação.

Nas CEs, serão 460 policiais militares do BPRE atuando para promover mais segurança e fluidez nas rodovias estaduais durante o feriadão. A fiscalização será intensificada para coibir o excesso de velocidade, o consumo de álcool ao volante e outras infrações de trânsito, com objetivo de reduzir acidentes e dar segurança aos usuários. Para isso, serão utilizadas: 37 viaturas, 84 motocicletas e 16 guinchos, além do apoio de 26 postos fixos.

Durante o feriadão, cerca de 240 policiais civis atuarão diariamente nas operações. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, atuará com 286 agentes dispostos em 67 localidades do Estado, de maneira estratégica.

Já a Pefoce atuará com núcleos em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Canindé, Iguatu, Tauá, Russas, Crateús e Itapipoca. O efetivo diário é estimado em 107 servidores, que atuarão em locais de crime contra a vida e o patrimônio, exames de lesão corporal, análises laboratoriais, balística forense, entre outros.

Além do reforço no efetivo das Forças de Segurança vinculadas à SSPDS, durante o período da Semana Santa, as coordenadorias Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), também contarão com um efetivo, diário, de 56 profissionais atuando no feriado. A Ciopaer operará com cinco aeronaves, distribuídas em quatro bases no Estado – Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Crateús.