Reunião na CDL alinha detalhes para retomada das obras do Lago de Fronteiras

0

O Diretor do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), Cel. Joaquim Izidio Neto, participou nesta terça (13) – junto ao Presidente da Associação Comercial de Crateús, Roberto Lima; e o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Wagno Mota – de uma reunião de alinhamento para retomada das obras do Lago de Fronteiras. O encontro teve a participação de representantes da Associação de Famílias que serão desapropriadas em virtude da obra.

Na oportunidade, o gestor do órgão destacou que a prioridade do Governo Federal é concluir a edificação da Barragem em um prazo máximo de dois anos e meio: “A obra apresenta cerca de 50% dos serviços já finalizados. Entretanto, o período de vigência do decreto presidencial que autoriza a construção termina em julho do próximo ano, razão pela qual estamos acelerando o planejamento”, afirmou o coronel.

Considerado o quinto principal reservatório do Ceará, o Lago de Fronteiras demanda uma série de ajustes estruturais em seu entorno, a exemplo da adequação da BR 226 e 404 e da implantação de uma variante ferroviária. De acordo com Izidio Neto, os projetos para a execução destes serviços já estão licitados: “Vamos realizar pequenos desvios na ferrovia, ao passo que faremos um termo de cooperação técnica com o DNIT para subir o nível das rodovias. Estes projetos serão viabilizados à parte da obra principal. Em relação à retomada e conclusão da barragem, os trabalhos serão desenvolvidos por um consórcio formado por 03 empresas, que será anunciado oficialmente nos próximos dias.

A construção do Lago de Fronteiras está orçada em aproximadamente R$ 400 milhões, cujos recursos já estão garantidos pelo Governo Federal. O Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, deve vir a Crateús nos próximos dias para visitar as obras.

Com informações da repórter Suellen Lopes