TCU pede esclarecimento sobre marmitas do programa Cozinha Solidária

0

O ministro Augusto Nardes, do TCU (Tribunal de Contas da União), deu na terça-feira (18) um prazo de 5 dias úteis para que o Ministério do Desenvolvimento Social e a ONG Mover Helipa esclareçam suspeitas de irregularidades na distribuição de marmitas.

A medida responde a questionamentos do partido Novo sobre a execução do programa Cozinha Solidária, que visa a fornecer refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade. A suspeita surgiu após uma reportagem do jornal O Globo mostrar supostas práticas proibidas pelo TCU na gestão do programa pela ONG.

Antes mesmo da notificação do TCU, o Ministério do Desenvolvimento Social suspendeu a parceria com a Mover Helipa. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a interrupção da parceria de R$ 5,6 milhões com a ONG foi uma medida preventiva.

A pasta informou que procedimentos de averiguação e fiscalização estão em andamento, em colaboração com a CGU (Controladoria-Geral da União). A ONG Mover Helipa disse que não havia sido notificada pelo TCU, mas se comprometeu a colaborar com qualquer processo de auditoria.