Os resultados dos indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS) relativos ao segundo quadrimestre do programa Previne Brasil foram recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde, que avalia o desempenho das equipes de atenção primária em todo o país.
O município de Tamboril alcançou nota 10, e cumpriu todas as metas dos 7 indicadores avaliados. “Esse desempenho nos coloca na 1ª posição no ranking regional do quadrimestre, seguido por outros municípios, figurando assim entre os melhores desempenhos do Ceará”, destacou Erica Santana, secretária de Saúde de Tamboril.
Ainda segundo Erica, essa conquista é fruto do trabalho e dedicação de todas as equipes e profissionais de saúde de Tamboril, que se empenham diariamente para melhorar os serviços prestados à população.
Para obter boa avaliação, o município precisa manter bom desempenho em sete indicadores principais: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 20ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado; cobertura de exame citopatológico; cobertura vacinal de poliomielite inativada e de pentavalente; percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; e percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.