Apagão em São Paulo: federação de hotéis, restaurantes e bares vai processar Enel por prejuízos

0

Depois de calcular os prejuízos causados pelo apagão que atingiu todo o Estado de São Paulo, a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares (Fhoresp) anunciou, nesta quinta-feira, 17, uma ação judicial contra a concessionária Enel.

A intenção é responsabilizar a empresa pelas perdas no setor. O apagão surgiu depois uma forte tempestade que atingiu o Estado, na última sexta-feira, 11. A decisão foi tomada em meio a uma avaliação dos impactos financeiros, que somam R$ 150 milhões em quatro dias de apagão.

A tempestade interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 2,1 milhões de pessoas e deixou sete mortos. Até as 18h40 do sábado 12, a Enel havia restabelecido o serviço para aproximadamente 750 mil clientes, mas 1,35 milhão ainda estavam sem energia.

O impacto financeiro do apagão

Segundo a Fhoresp, dos mais de 500 mil estabelecimentos representados, 50% estão em áreas afetadas pelas chuvas intensas. Além disso, a federação informou a Oeste que vai pedir ao governo de São Paulo a prorrogação do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços e do Imposto Sobre Serviços (ICMS) para o fim de 2025.