Secretaria de Negócios Rurais de Crateús inicia processo para garantir liberação do Garantia Safra aos agricultores locais

0

A Secretaria de Negócios Rurais de Crateús protocolou, nos últimos dias – junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA) – o pedido para a realização de vistorias nos roçados da Sede e Zona Rural, com o objetivo de viabilizar a concessão do benefício Garantia Safra aos agricultores crateuenses.

De acordo com o Secretário de Negócios Rurais de Crateús, Bruno Oliveira, o processo que garante a liberação do Garantia Safra 2021 será baseado nos laudos concedidos pelo SEMADEM e pelo INMET, além da análise pluviométrica; haja vista a impossibilidade de executar presencialmente as vistorias em razão da pandemia. Vale lembrar que somente a constatação de perda superior a 50% da safra garante ao produtor rural o acesso ao benefício.

“A realização das vistorias nos roçados tem como principal finalidade comprovar a atual situação dos plantios analisados, bem como facilitar o acesso dos agricultores ao benefício. O prefeito Marcelo Machado autorizou o envio do pedido para a execução das vistorias e consequente envio dos laudos, cuja responsabilidade é do Governo Federal e Governo do Estado”, disse Bruno.

“Esperamos que o benefício seja liberado ao máximo possível de agricultores, pois a Gestão Municipal tem como prioridade garantir essa renda aos produtores locais. Ressalto também que o Garantia Safra é pago somente aos agricultores cuja safra foi perdida em mais de 50%”, destacou o Secretário.

Em relação ao retorno da Feira da Agricultura Familiar, Bruno Oliveira confirmou a realização de um encontro nesta sexta (09) com um grupo de feirantes e expositores, no qual serão debatidos os protocolos de execução; assim como a definição da data de regresso do evento. “Nossa expectativa é retomar a Feira entre o final de julho e o início de agosto”, salientou.

O titular da Secretaria de Negócios Rurais enfatizou ainda a visita de representantes do Governo do Estado a Crateús com vistas a  promover um estudo do potencial agrícola e da pecuária na Região. “O objetivo fundamental da visita foi identificar as particularidades agrícolas de cada localidade e Distrito, com o intuito de oportunizar investimentos para a que os agricultores e pecuaristas possam obter um desenvolvimento sustentável”, conclui Bruno.

Com informações do repórter Antonio Fontenele