Durante a última semana, a Justiça Eleitoral do Ceará começou a mobilização para a convocar mesários voluntários para as eleições municipais de 2024.Vale lembrar que esse cargo tem como finalidade gerenciar o fluxo de eleitores na sessão eleitoral e realizar a conferência dos documentos de identificação no caderno de votação.
Aqueles que tiverem interessados em trabalho no pleito como mesário voluntário, é possível fazer a inscrição no site e mesários voluntários do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará. O cadastro não exige o pagamento de nenhuma taxa, porém, é necessário cumprir alguns pré-requisitos.
Coordenador de Eleições do TRE-CE, Eduardo Pontes, revela que para se tornar mesário, o candidato deve ser eleitor, ter mais de 18 anos e não pode ser parente de um candidato até o segundo grau. Fora que a pessoa interessada não ser membro da Justiça Eleitoral, além de candidato ou membro executivo de partido político, agente policial, ou parente de alguém já nomeado para a mesma sessão eleitoral. “Candidatos que ocupam cargos de confiança no Executivo, seja federal, estadual ou municipal, também não pode atuar como mesários”, disse Pontes.
Os mesários voluntário, após trabalharem no pleito, têm direito a dois dias de folga sem alteração do salário, vatagem de desempate em concurso público e outros benefícios. A inscrição pode ser feita até o dia da eleição, quando poderão ser convocados para atuar nas eleições de 2024.