Regiões serranas do Ceará registram temperatura mínima de 14º

0

Segundo previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o Ceará deve continuar sob predominância de tempo estável esta quarta-feira (17). Durante este período, se espera um céu mais claro, ventos mais fortes, fora altas temperaturas e baixa umidade do ar.

Além disso, alguma regiões do Estado foi registrado uma queda na temperatura, no qual os valores mínimos mais extremos devem ter uma variação entre 14°C e 17°C nas áreas de serra das macrorregiões do Maciço de Baturité, Cariri, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. No entanto, o interior do território cearense terá temperaturas máximas que podem ficar entre 33°C e 36°C.

Outra preocupação adicional é a baixa umidade relativa do ar, que deve ficar no valor entre 25% e 30% durante as tardes nas macrorregiões da Jaguaribana, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. O calor juntamente com o céu limpo pode gerar desconforto e risco à saúde, principalmente para os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Outro fator analisado pela Funceme são os ventos, que podem chegar a uma velocidade máxima entre 40 e 50 km/h na faixa litorânea e regiões de serra. Esses valores mais fortes podem colaborar em um alívio breve no calor, porém, também é importante que se cuidado para certas atividades ao ar livre e navegação, uma vez que fortes ventanias podem gear riscos.

A Funceme recomenda que a população tome medidas de precaução, como evitar a exposição prolongada ao sol, manter-se hidratada e procurar abrigos frescos durante os períodos mais quentes do dia. Além disso, é importante estar atento às atualizações meteorológicas para qualquer mudança no cenário previsto.