O Ceará vivenciou um preocupante aumento nas mortes violentas no mês de junho deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. De acordo com dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), houve um acréscimo de 22,7% nos Crimes Violentos Letais e
Intencionais (CVLIs), que incluem homicídios, feminicídios, latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. Todas as regiões do estado registraram aumentos nos indices de CVLIs.
Fortaleza lidera com um crescimento alarmante de 35,5%, seguida pelo Interior Norte com um aumento de 32,7%. Em junho do ano passado, Fortaleza contabilizou 45 CVLIs, número que saltou para 61 em 2024.
Entre os crimes registrados no último mês, destacam-se uma chacina em Viçosa do Ceará e uma tentativa de chacina no bairro Barroso, em Fortaleza, onde nove crianças e adolescentes foram baleados.
Ambos os ataques foram motivados pela guerra entre facções criminosas, ressaltando a gravidade e a brutalidade da violência no estado. A situação exige atenção urgente das autoridades e medidas eficazes para combater a escalada de violência que assola o Ceará.