Conta de luz mais cara: governo Lula aciona bandeira amarela pela primeira vez desde abril de 2022

0
Brasília – O consumo de energia elétrica no país fechou os primeiros três meses do ano com queda acumulada de 4,2% em relação ao mesmo período do ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O governo anunciou que acionou a bandeira amarela para tarifas de energia elétrica no mês de julho. É a primeira vez que a medida é tomada desde abril de 2022, já que desde então, a bandeira tem ficado verde, sem necessidade de acréscimos à conta de luz.

A bandeira amarela acrescenta R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (KWh). Em média, o consumo de uma residência no Brasil varia entre 150 KWh e 200 KWh, isso sem contar o uso do ar-condicionado.

O valor da bandeira amarela foi definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em março deste ano, quando foi estabelecida redução de 30% na tarifa que, até aquele momento, era de R$ 2,8 a mais por 100 KWh.

O governo justifica o acionamento da bandeira amarela em razão das previsões de chuvas abaixo da média anual. Até o fim do ano, a expectativa é de que o índice de chuvas fique 50% menor que a média nacional.