Professores da Uece decidem encerrar greve após assembleia

0

Os professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) encerraram a greve após uma assembleia realizada nesta quinta-feira (20) com 62,8% dos votos a favor da suspensão do movimento. O Sindicato dos Docentes da Uece (Sinduece) comunicou a decisão por meio de uma postagem no Instagram, destacando que a medida foi tomada em acordo, mas ressaltando que permanecerão atentos para garantir o cumprimento do pactuado com o Governo Estadual.

Segundo o sindicato, o acordo alcançado contempla várias reivindicações, incluindo a criação do título de Professor Titular na carreira, o pagamento de abono salarial para ativos (efetivos e substitutos) e aposentados na folha de setembro, a convocação de 35 docentes do Cadastro de Reserva com tempo para estudo e a ampliação nos anos de 2025 e 2026.

Além disso, está prevista a instalação de uma mesa de negociação em 17 de julho com os órgãos responsáveis pelo orçamento do Estado para discutir a recomposição salarial. O Sinduece reiterou seu compromisso com a luta e solidariedade ao movimento estudantil, continuando a pressionar por melhorias na assistência estudantil.

Os docentes da instituição estavam em greve desde o dia 4 de abril, além dos professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os docentes da Universidade Regional do Cariri (Urca) decidiram, no início de abril, pela suspensão da atual greve da categoria.