Ator e influenciadora são presos suspeitos de criar Pix falso para desviar doações ao RS

0

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quinta-feira, 13, um ator e uma influenciadora por suspeita de fraudar chaves Pix para desviar doações que seriam destinadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. A operação Doppelganger foi deflagrada em Fortaleza, capital do Ceará. 

A ação faz parte de mais uma fase da operação Dilúvio Moral, que tem o objetivo de reprimir práticas criminosas virtuais que se utilizem da atual situação do estado gaúcho com o fim de obter vantagens de qualquer natureza.

De acordo com as investigações, o casal criou 235 chaves Pix distintas para fraudar diversas campanhas de arrecadação de donativos. Apenas durante o mês de maio, os suspeitos geraram chaves novas todos os dias.

“Esse casal se utilizava de documentos falsos em nome de um casal verdadeiro aqui do Ceará, tem um casal de idosos aqui de Fortaleza também. Eles pegavam os documentos verdadeiros desse casal e colocavam ali as fotos deles, a partir daí constituíram documento falso e a partir desse documento falso criavam contas em bancos, normalmente bancos digitais e a partir dessas contas bancárias criadas com documentos falsos criavam essas chaves PIX”, disse o delegado de Crimes Informáticos e Defraudações do Rio Grande do Sul, João Vitor Heredia.

A corporação não revelou a identidade da dupla, mas informou que o casal é formado por um ator que se apresenta como comediante e se define como “recitador, interessado em cinema e TV” e uma influenciadora digital, com mais de 26 mil seguidores na rede social, que afirma ser apresentadora de rádio e atriz de uma série de televisão.