Sarto e Evandro voltam a trocar insultos sobre Fortaleza e expõem polarização entre PT e PDT

0

Os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza, deputado e presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão (PT), e o prefeito da Capital, José Sarto (PDT), voltaram a protagonizar troca de acusações nas redes sociais. No sábado, 11, os dois entraram em divergência sobre a Taxa do Lixo e sobre a qualidade do transporte público em Fortaleza. A dupla tem subido, nas últimas semanas, o tom sobre questões da Cidade.

A movimentação sinaliza a polarização dos ex-aliados PT e PDT, com a dupla sendo os alvos preferenciais um do outro, com maior frequência do que com outros pré-candidatos. Há, pelo menos, outros quatro nomes postos na disputa em Fortaleza.

Sarto e Evandro já estiveram no mesmo lado político, com Evandro, inclusive, tendo sido filiado ao PDT e sendo líder do Governo deCamilo Santana (PT), que deu as bênçãos para a candidatura de Sarto em 2020.

O episódio mais recente teve início quando Evandro compartilhou em suas redes sociais um vídeo produzido pelo O POVO que mostrava a redução nas viagens em Fortaleza e a consequente demora no tempo de espera de ônibus na Capital. “Prefeito Sarto aumentou o preço das passagens prometendo mais conforto para a população, fez empréstimo milionário endividando a Prefeitura prometendo solução e essa é a dura realidade enfrentada”, disse Evandro.

O prefeito questionou, então, se a população conhecia “o principal responsável por aumentar o preço de tudo para o povo cearense”. Sarto chamou Evandro de “hipócrita” e lembrou a aprovação do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)em 2022.

“Sabem quem é o deputado que aprovou em tempo recorde o aumento do ICMS e encareceu combustíveis e alimentos nos supermercados? Pois foi exatamente esse Leitão, esse hipócrita, que agora está prometendo acabar com a taxa do lixo. Nossa gente é sábia e está atenta. Não cai assim em conto do vigário”, disse o prefeito.