De acordo com a previsão do tempo divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado deve apresentar redução considerável no volume de chuvas durante o início desta semana. Segundo o órgão, o tempo deve permanecer estável no mínimo até a próxima quarta-feira (8).
A expectativa é de que nesta segunda-feira (6) apenas o Litoral Norte do estado apresente alguma precipitação, e ainda assim será de modo isolado. Por sua vez, nos dias 7 e 8 de maio, as projeções de chuvas isoladas estão direcionadas para a faixa litorânea para o Maciço de Baturité. O Cariri terá dias de tempo firme, sem possibilidade de chuva.
Indica-se que o mês de maio marca o fim da quadra chuvosa, período que concentra o maior volume de precipitações do estado em todo o ano. Cerca de 70% das chuvas que atingem o Ceará ao longo de um ano alocam-se entre os meses de fevereiro e maio. Contudo, neste últimos 30 dias de quadra chuvosa, a intensidade normalmente diminui. Porém, 2024 já está entre os anos mais chuvosos para o Ceará dos últimos 10 anos.
Segundo a Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh), hoje (6) são 67 açudes vertendo, outros 14 com volume acima de 90% e uma capacidade hídrica total acumulada de 56,6%.