Jair Bolsonaro (PL) comandou ato da pré-candidatura do deputado federal André Fernandes (PL) à Prefeitura de Fortaleza. O ex-presidente disse que André estará na disputa contra o “sistema harmônico” formado por “famílias, coronéis e amigos”. O discurso foi proferido nesta quinta-feira, 11, para apoiadores presentes em ato no Ginásio Paulo Sarasate, no bairro Dionísio Torres.
“Vamos pensar no futuro e o futuro de Fortaleza está aqui: é o nosso pré-candidato André Fernandes. É um jovem que teve a coragem de se lançar como pré-candidato para mudar também o sistema harmônico que sempre imperou por aqui. Um jogando para outro entre família, entre coronéis, entre amigos, onde o que menos interessava sempre foi o destino do seu povo”, disse o ex-presidente.
Fernandes já havia antecipado o tema no discurso. Para o deputado, “Fortaleza precisa de gente com coragem para enfrentar coronéis”. Segundo ele, “o povo de Fortaleza não merece o que está acontecendo há 20 anos [na cidade]”. “Há 20 anos essa cidade experimenta do mesmo e não tem como falar de inovação se continua nas mãos dos mesmos, se o poder continuar na mão dos mesmos”, afirmou o deputado.
“Eu estou aqui para dizer: o que Fortaleza precisa é de alguém com coragem para enfrentar os coronéis e com coragem para mudar. Eu me apresento: o meu nome é André Fernandes e estou com essa coragem”, finalizou.
Ao mencionar a trajetória com Bolsonaro, o pré-candidato falou em agradecimento e lealdade. “Jair Bolsonaro formou, forjou o deputado estadual mais votado do Ceará. De lá para cá, continuamos a nossa luta, continuamos a nossa peleja, enfrentando os coronéis aqui do Ceará. E Jair Bolsonaro, mais uma vez, forjou o deputado federal mais votado do Ceará e eu sou eternamente grato por isso. Eu sou soldado mesmo. Para quem reclamar, isso aqui se chama lealdade”, disse Fernandes.
Durante o evento, o pré-candidato ficou emocionado com o discurso de teor reliogoso do senador Magno Malta (PL-ES). Além do parlamentar e do ex-chefe do Executivo brasileiro, esteve no ato o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Dos políticos locais, compareceram o presidente do PL Ceará, deputado estadual Carmelo Neto (PL), os colegas de bancada Dra. Silvana (PL), que postula pela legenda a Prefeitura de Maracanaú, e Pastor Alcides Fernandes (PL), pai de André. O deputado federal Dr. Jaziel (PL), marido de Silvana, compareceu também. Recém-filiado ao PL, o vereador Julierme Sena e o pré-candidato do PL à Prefeitura de Caucaia, Coronel Aginaldo (PL), foram outras presenças.