Tamboril, no interior do Ceará, chegou à marca de 500 cirurgias de cataratas feitas na rede municipal. O feito foi comemorado pelo prefeito Marcelo Mota, que destacou a importância desse tipo de procedimento para a saúde da população.
“Tínhamos uma fila grande de pessoas necessitando fazer esse procedimento, contratamos um médico cirurgia que vinha até 3 vezes por mês ao município e hoje colhemos o fruto desse trabalho com alegria”, disse Marcelo Mota.
O gestor destacou que foram feitas 370 cirurgias em 2022 e 234 no ano de 2023. Os procedimentos são realizados no novo centro cirúrgico do Hospital Municipal.
A catarata é uma doença que afeta a lente do olho, tornando-a opaca e dificultando a visão. Se não tratada, pode levar à cegueira. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo. Estima-se que cerca de 253 milhões de pessoas sejam cegas por causa da catarata.
A cirurgia de catarata é um procedimento seguro e eficaz que pode devolver a visão a pessoas com catarata. O procedimento é realizado sob anestesia local e dura cerca de 30 minutos.
A Prefeitura de Tamboril tem investido na saúde da população, com o objetivo de garantir o acesso a serviços de qualidade. A cirurgia de catarata é um exemplo desse compromisso.