O Bolsa Família é um programa social do governo federal que atende a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Para receber o benefício, é necessário que os beneficiários estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e que tenham o CPF regularizado.
A partir de janeiro de 2024, o governo federal irá bloquear o pagamento do Bolsa Família para beneficiários que estiverem com o CPF irregular. Isso significa que as famílias que não regularizarem o CPF do titular ou de algum dos membros da família poderão perder o benefício.
Existem duas formas de regularizar o CPF:
- Pelo site da Receita Federal
Para regularizar o CPF pelo site da Receita Federal, basta acessar o site da Receita Federal e clicar em “Meu CPF”. Em seguida, selecione “Atualizar CPF” e siga as instruções.
- Em uma unidade da Receita Federal
Para regularizar o CPF em uma unidade da Receita Federal, basta agendar um atendimento pelo site da Receita Federal. No dia do atendimento, leve os seguintes documentos:
* Documento de identificação com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho)
* Certidão de nascimento ou casamento
* Título de eleitor
* Comprovante de residência
* Comprovante de rendimentos
Caso o CPF esteja cancelado, será necessário apresentar também a documentação que comprove a identidade e a residência do titular.
A regularização do CPF é um processo rápido e simples. Basta seguir as instruções e apresentar os documentos necessários.