O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) rejeitou o recurso apresentado pela Executiva nacional do PDT contra a desfiliação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), do PDT. No último domingo (17), o deputado estadual se filiou ao PT em evento que contou com a presença de várias lideranças políticas do Estado.
O recurso foi rejeitado de forma unânime pelos membros da corte. O primeiro voto foi do relator dos embargos de declaração apresentados pela Executiva Nacional, o juiz Francisco Érico Carvalho Silveira. Votaram de maneira contrária ao recurso também o presidente Raimundo Nonato Silva Santos, Daniel Carvalho Carneiro, Glêdison Marques Fernandes, Luciano Nunes Maia Freire, Francisco Gladyson Pontes e Kamile Moreira Castro.
Com o recurso negado pela Justiça cearense, ações contrárias à desfiliação do parlamentar do partido serão julgadas em instância superior, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado federal e presidente em exercício do PDT Nacional, André Figueiredo (PDT-CE), já havia adiantado que, caso a Justiça Eleitoral do Estado entendesse pela rejeição do recurso apresentado pela Nacional, o caso seria levado ao TSE.