26 cidades decretaram emergência por seca ou estiagem

0

A quadra chuvosa de 2023 no Ceará – período que vai de fevereiro a maio – terminou em torno da média histórica e foi a melhor dos últimos três anos, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar do saldo positivo, a distribuição irregular das chuvas trouxe impactos negativos a várias regiões, e pelo menos 26 cidades já decretaram emergência por seca ou estiagem desde junho.

O dado consta no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Ela mostra os municípios que já tiveram a situação reconhecida pelo Governo Federal para solicitar recursos para custear ações de minimização de riscos à população.

No Ceará, todos os 184 municípios estão cadastrados no Sistema. Desses, nove tiveram reconhecimento ainda em junho. Depois, vieram mais três em julho; oito em agosto; três em setembro e três em outubro.

Do total, seis têm emergência por seca, e as demais 20 por estiagem. As vigências expiram entre dezembro deste ano e maio de 2024.